segunda-feira, 11 de maio de 2009

Novo anti-helmíntico: Monepantel!!!




Esta é uma notícia que eu gostaria de postar todos os anos: o lançamento de um novo grupo químico para o controle de parasitos. Como está escrito no site do produto (http://www.zolvix.com/index.html), o controle anti-helmíntico está novamente em suas mãos. Agora resta-nos fazer o uso racional deste precioso princípio ativo, que por apresentar mecanismo de ação inédito, é eficaz contra os nematóides resistentes aos demais anti-helmínticos.
Além do inédito princípio ativo (http://www.zolvix.com/monepantel/mode.shtml), foi apresentado um aplicador inédito, que parece ser mais seguro e prático. veja detalhse no site: http://www.zolvix.com/_common.files/video.shtml?clip=farmer

Ponto para a Novartis. Aguardamos seu registro no Brasil.



Leia o texto publicado (http://www.novartis.com.br/#):

A Novartis Saúde Animal Apresenta o ZOLVIX®, único Lançamento Mundial para uso em Ovinos dos Últimos 25 anos

A Novartis Saúde Animal anunciou hoje, na Nova Zelândia, o lançamento mundial do ZOLVIX® (monepantel), uma nova formulação oral que mata vermes gastrintestinais dos ovinos, inclusive aqueles que já desenvolveram resistência aos produtos disponíveis no mercado destinados ao controle dos parasitas.

A diminuição da eficácia dos vermífugos existentes, devido à resistência cada vez maior em populações de vermes, é um problema global que reduz significativamente a produtividade em ovinos de todas as idades. As verminoses são as principais causas de morte entre os animais desse tipo. No mercado brasileiro, o problema de parasitas gastrointestinais atinge cerca de 13 milhões de cabeças de ovinos, o equivalente a quase todo o rebanho nacional.

"O lançamento de ZOLVIX® será muito importante para manter a saúde dos rebanhos além de se tornar uma ferramenta fundamental para os produtores que hoje têm problemas com seus animais afetados por parasitos resistentes às antigas substâncias", explica o professor Alessandro Amarante, do departamento de parasitologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Botucatu. "Os animais infestados também têm sua produtividade reduzida em até 50%, em casos mais graves", completa.

Para Octaviano Pereira, gerente técnico da Novartis Saúde Animal no Brasil, "A chegada de ZOLVIX® ao mercado não se trata apenas de uma nova classe de anti-helmínticos em mais de 25 anos, mas também de uma nova abordagem no combate a verminoses, que impactará significativamente a viabilidade econômica da produção de ovinos em geral. Livre dos parasitos gastrointestinais os rebanhos poderão expressar seu potencial genético, com lucros ao produtor", avalia.

A contaminação por verminoses nos rebanhos ao redor do mundo traz grandes prejuízos aos produtores. Os primeiros sintomas destas parasitoses são a redução no apetite, perda de peso, anemia e diarréia, afetando a produtividade e o desempenho dos rebanhos. Os animais jovens são os mais atingidos porque o sistema imunológico não está totalmente formado, o que compromete sua vida produtiva.

No Brasil, o ZOLVIX® está em fase de aprovação pelos órgãos governamentais.

Sobre o medicamento

O ZOLVIX® é o primeiro produto de uma nova classe de anti-helmínticos, que age em parasitos gastrointestinais resistentes, chamada Derivados de Amino Acetonitrila (AADs), e tem um modo único de ação, o que significa que é altamente eficaz contra nematóides gastrintestinais, incluindo aqueles resistentes a outros anti-helmínticos. O ingrediente ativo (monepantel) age sobre um receptor recém-identificado encontrado apenas em vermes redondos (nematódeos) e é uma resposta ao crescente problema global de resistência aos anti-helmínticos. ZOLVIX® é um produto inovador que oferece alta eficácia, um perfil de segurança notável e um período de carência bastante curto, possibilitando que os criadores e veterinários retomem o poder de controlar as verminoses em ovelhas.

Um comentário:

Juliana Arena Galhardo disse...

Links sobre leishmanioses: http://150.161.28.147/homepage/professores/ppa/biolmol/PQI-PATOS-10dez2005/Pagina_curso_leish_Patos/artigos-revisao.htm

boa!!