domingo, 2 de agosto de 2009

FAMEZ participa de intercâmbio entre Brasil e os EUA

A diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou este mês, o resultado do programa de cooperação entre Brasil e Estados Unidos, que envolvem a Fundação e o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse).

Ao total, foram aprovados 11 novos projetos com duração de quatro anos, incluindo a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) irá cuidar da área de Saúde Pública e Medicina Veterinária.

O Programa Capes/Fipse visa à inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional. O objetivo é modernizar os currículos acadêmicos por meio do reconhecimento mútuo de créditos e do intercâmbio de docentes e de discentes.

Os projetos desenvolvidos são resultado de parcerias universitárias bilaterais, compreendendo, no mínimo, duas instituições de ensino brasileiras e duas norte-americanas.

“No nosso caso faremos intercâmbios com as universidades Michigan State University e The University of Georgia, onde alunos nossos e da UFSM irão para lá, enquanto grupos de alunos do EUA também passarão uma temporada no Brasil”, conta o diretor da FAMEZ, Ricardo Lemos.

Os alunos que participarem do projeto irão compartilhar diversas atividades como: visitas a propriedades e escolas, participação em palestras, coleta de material para análise, entre outros. O professor Ricardo explica, “ainda devemos elaborar o plano de trabalho e futuramente selecionaremos os bolsistas”.

A concessão feita aos novos projetos inclui a realização de missões de trabalho e de estudo e custeio de atividades correntes por meio do financiamento de materiais de consumo. Para os docentes estão compreendidas duas missões nos Estados Unidos por ano, nas quais a Capes fornecerá recursos para passagens e diárias.

Karolina Dallegrave www.ufms.br 15:50:00 - 30/07/2009

Nenhum comentário: