sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pfizer lança Treo ACE e inaugura nova categoria de endectocidas de alta concentração


Divisão de Saúde Animal da Pfizer desenvolve produto que representa uma evolução no controle parasitário bovino Um produto ideal para as necessidades do produtor brasileiro. Com esse objetivo, uma equipe multidisciplinar trabalhou no desenvolvimento de Treo ACE, novo endectocida de alta concentração e eficácia e amplo espectro de ação. O produto foi especialmente desenvolvido para rebanhos nacionais e representa uma evolução entre os endectocidas, combatendo parasitas internos e externos que prejudicam o desempenho dos bovinos.

Para o desenvolvimento de Treo ACE participaram equipes de manufatura e pesquisa veterinária nacional e internacional da Pfizer, além de especialista do Centro de Pesquisas em Sanidade Animal (CPPAR) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal. “Cada componente e característica da fórmula foram aprimorados ao longo das pesquisas, até chegarmos ao produto final”, revela Elcio Inhe, gerente da Unidade de Negócios Bovinos da Divisão de Saúde Animal da Pfizer.

“Para conseguirmos um endectocida ideal para o rebanho brasileiro, precisávamos de uma fórmula inovadora e que fosse capaz de garantir um bom desempenho em todas as etapas: no frasco, na seringa e no animal”, explica Stephen Secreast, cientista da área de Pesquisa Veterinária da Pfizer nos Estados Unidos. Em outras palavras, o produto deveria se diferenciar de maneira completa: desde a aplicação, que precisa ser facilitada, até o caminho percorrido por Treo ACE no organismo do animal, com uma duração que garanta eficácia e segurança.

Além de um produto aprimorado, “a intenção era desenvolver uma nova fórmula baseada na Doramectina Pfizer, criando um produto perfeitamente alinhado com as necessidades do criador brasileiro”, enfatiza Nigel Walshe, consultor técnico de P&D da Divisão de Saúde Animal da Pfizer na Inglaterra, que participou do projeto desde o início. Portanto, Treo ACE tem como princípio ativo a Doramectina Pfizer em concentração elevada (3,5%) e com um componente exclusivo, o chamado veículo, responsável por “conduzir” o produto no organismo do animal. A nova formulação resulta em um endectocida que alia potência e segurança com amplo espectro de ação e proteção prolongada. Daí surgiu a denominação ACE: Ação, Controle e Experiência.

“Nos diversos experimentos comparativos que realizamos, Treo ACE demonstrou elevada eficácia endectocida e alta margem de segurança para bovinos jovens, adultos e em reprodução”, resume Alvimar José da Costa, professor titular de parasitologia veterinária da Unesp, supervisor do CPPAR. Contra carrapatos, por exemplo, o endectocida apresentou alta eficácia até o 50º dia pós-tratamento1. Nos estudos de eficácia contra vermes, Treo ACE mostrou-se 100% eficaz contra as principais espécies de vermes de bovinos no Brasil, incluindo Cooperia punctata e Haemonchus placei 2. Em relação ao berne, apresentou rápida ação e manteve alta eficácia até o 105º dia pós-tratamento3.

Mais informações podem ser obtidas em http://www.treoace.com.br/index.php

Nenhum comentário: