domingo, 5 de dezembro de 2010

EXPORTAÇÃO DE CARNE AOS EUA SÓ DEVE SER RETOMADA EM 2011


A retomada das exportações brasileiras de carne bovina processada para os Estados Unidos só deve ocorrer em 2011. O secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, afirmou nesta quinta, dia 2, que os norte-americanos solicitaram informações a respeito do controle de mais dois tipos de resíduos na carne brasileira. Contudo, não soube precisar que substâncias seriam essas. Porto está em São Paulo, onde se reúne nesta sexta com autoridades da Coreia do Sul para discutir questões comerciais e sanitárias.

As vendas de carne para os Estados Unidos foram suspensas pelo Brasil em 27 de maio deste ano, depois de constatado nível de resíduos do vermífugo Ivermectina acima do permitido pelos americanos. De acordo com Porto, o Brasil enviou as informações solicitadas no final de novembro.

– Ainda levará algumas semanas para que eles avaliem essas informações e deem uma resposta ao Brasil – disse Porto.


Fonte: Agência Estado

Isso é um alertade que problemas futuros poderão acontecer devido a resíduos de antiparasitários na carne e no leite. Eu apenas gostaria de saber qual foi o objetivo de administrar este princípio ativo em bovinos adultos. Será que para o controle de helmintos? Nesta categoria animal não há necessidade. Será que para o controle da cisticercose? A ivermectina e as demais lactonas macrocíclicas não atuam contra larvas de Taenia saginata. Será que para o controle de carrapatos? Porque não utilizar um produto tópico com período residual inferior? Acredito que seja um hábito cultural , sem embasamento técnico e que demonstra o desconhecimento dos produtores rurais e a despreocupação com o período de carência dos medicamentos veterinários. Este caso ganhou notoriedade porque o resultado final foi uma tragédia comercial, mas isso acontece todos os dias em todas as fazendas brasileiras. Tenho até medo de saber o que tem no leite bovino. há carrapaticidas que se presentes no leite e consumidos por mulheres grávidas podem ter ação teratogênica! E vemos todos os dias, vacas em lactação sendo tratadas com estes carrapaticidas. A culpa é de quem? De todos. Veterinários despreparados, empresas farmacêuticas apenas com interesse comercial e o desconhecimento dos produtores rurais.

Nenhum comentário: