quarta-feira, 23 de maio de 2012

Professor lança livro sobre pecuária no processo de ocupação e desenvolvimento do Pantanal

extraído de http://www-nt.ufms.br/events/view/id/664

Sexta-feira, 18 de Maio de 2012
 Na próxima sexta-feira, dia 25, o professor Paulo Marcos Esselin lança o livro A Pecuária Bovina no Processo de Ocupação e Desenvolvimento Econômico do Pantanal Sul Mato Grossense (1830-1910), pela editora UFGD. O evento acontece na Morada dos Baís (Avenida Afonso Pena, 1.440), às 19 horas.
Neste trabalho, ele investiga a origem dos primeiros bovinos introduzidos na Planície Fluvial do Pantanal sul, bem como as características do meio físico que permitiram excepcionais condições para operar a reprodução do rebanho. Demonstra que os colonos espanhóis e jesuítas a, serviço da coroa espanhola, desempenharam papel relevante na difusão do criatório bovino no pantanal sul e que as condições ambientais da região dificultaram o desenvolvimento da agricultura, obrigando os pioneiros a lançarem mão da pecuária para garantir a sua subsistência.
Ainda, os bovinos introduzidos no período colonial cresceram vertiginosamente, dispersos e sem trato e que vagaram sem dono na planície, tornando a região tão rica em gado que constituiu em estímulo e fonte de renda para o início do processo de ocupação por colonos vindos, sobretudo de Cuiabá, Cáceres, Poconé e Livramento. A invasão paraguaia ao território mato-grossense, com a deflagração da Guerra da Tríplice Aliança, esteve entre outros fatores, ligada a presença de grandes estoques de gado bovino ali apascentados.
O trabalho também esclarece que os exércitos paraguaios, embora tenham invadido Mato Grosso, também como propósito de apoderar-se do rebanho bovino para manutenção de seus exércitos e fornecimento de carne à população assunsenha, acabaram não obtendo sucesso nessa empreitada, devido a uma doença altamente contagiosa que atingiu os equinos, a peste das cadeiras. De acordo com a pesquisa, a cavalaria do exército paraguaio logo foi contaminada pelo vírus da doença, o que impediu o manejo do rebanho. No livro, demonstra-se que a preservação do rebanho bovino constituiu-se mais tarde, em forte atração sobre soldados do exército brasileiro que, desmobilizados, resolveram pela permanência em território sul-mato-grossense. Por fim, o trabalho procura demonstrar como esses rebanhos, cuja origem remonta ao período colonial, contribuíram para a instalação das primeiras indústrias de charque em solo mato-grossense.

Comentário:É interessante entender como os bovinos foram introduzidos e adaptados no Pantanal, para que assim, possamos compreender a epidemiologia das parasitoses. 
Uma correção: Possivelmente, a peste das cadeiras, a qual o autor refere-se, é a tripanosomose causada por Tripanosoma evansi 

Nenhum comentário: