domingo, 1 de setembro de 2013

WAAVP 2013

Ocorreu em Perth, Austrália, de 25 a 29 de agosto de 2013 a 24a edição da International Conference of the World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology, tendo como principal tema One health.
One health consiste no esforço conjunto de várias disciplinas - trabalhando localmente, nacionalmente e globalmente - para alcançar a saúde ideal para as pessoas, animais e ao meio ambiente  e é um conceito em crescente aplicação em alguns países. Durante o congresso, foi abordada a importância da parasitologia veterinária na produção de alimentos para o homem e no controle de zoonoses. Também foi discutido o efeito do aquecimento global sobre as populações de parasitos.
Outros assuntos:
-antiparasitários: não foi apresentada nenhuma nova molécula, mas algumas associações entre princípios ativos que ainda não estão disponíveis no Brasil, tais como:
1) fipronil+flumetrina  pour-on para bovinos (Bayer)
2) flumetrina + imidacloprida coleira para cães e gatos (Bayer)
3) spinosad + milbemicina comprimidos para cães (Elanco)
4) derquantel + abamectina oral para ruminantes (Zoetis)
5)  monepantel+abamectina (Novartis) não há  produto comercial, mas foram apresentados resultados pela empresa fabricante


-Monepantel: foram discutidos os relatos de resistência de Teladorsagia em ovinos e Trichostrongylus em caprinos relatados na Nova Zelândia recentemente. Segundo os pesquisadores, a molécula foi administrada 17 vezes em aproximadamente 24 meses, o que poderia justificar a seleção de populações resistentes em tão breve período de tempo. A empresa fabricante reafirmou a não indicação do uso do produto em caprinos.

-Fitoterapia; Foi surpreendente a quantidade de trabalhos sobre este assunto realizados em todos os continentes do mundo, desde trabalhos muito básicos até o isolamento de grupos químicos com elevada eficácia.

-Combinação de drogas anti-helmínticas: em um trabalho a campo com duração de três anos foi demonstrado o efeito benéfico da combinação de moléculas e da preservação da refugia sobre a seleção de populações resistentes.

-Marcadores moleculares da resistência anti-helmíntica:  o tema foi discutido no encontro do Consortium on Anthelmintic Resistance (CARS) e o avanço dos estudos nos mecanismos de ação das lactonas macrocíclicas e do levamizole parecem ainda longe de serem elucidados. Novos receptores e SNPs foram apresentados. Até mesmo para os benzimodazoles, aos quais os marcadores moleculares de resistência pareciam estar bem definidos, foi discutida a possibilidade de novos marcadores.

-Tratamento seletivo: foi outro assunto com grande número de trabalhos e os parâmetros utilizados tem sido os dados de produção. Os resultados são semelhantes e é possível reduzir bastante o número de tratamentos, porém, podem haver perdas produtivas quando comparado ao tratamento massal.

-Vacinas: muitos resultados de vacinas contra Fasciola, Cooperia e, especialmente, Haemonchus contortus foram apresentados.

As próximas edições do evento ocorreão em Liverpool (2015) e Malásia (2017).

*Agradecimentos à MSD pelo convite e a oportunidade de participar do evento.

-

Nenhum comentário: