quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Homeopatia x parasitos

A resistência aos antiparasitários, resíduos na carne, leite e no ambiente, casos de intoxicação dos animais após o tratamento e elevados custos estimularam a busca por medidas complementares ou alternativas para o controle de parasitos de animais domésticos. Porém, é necessária a comprovação da segurança clínica, eficácia terapêutica e viabilidade econômica de tais medidas.
A homeopatia surgiu neste cenário como uma forma inovadora, limpa, econômica e prática de controlar carrapatos, moscas e helmintos de bovinos. Com campanhas agressivas de propaganda, há anúncios prometendo resultados quase milagrosos em animais de produção que conseguiram convencer vários produtores rurais e até mesmo veterinários.

No ambiente científico, a discussão sobre seu uso teve um marco durante o XIV Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, realizado em 2004 em Ouro Preto, MG. Durante este evento, a comunidade de parasitologistas brasileiros assistiu apresentações de resultados por parte da indústria homeopática e, de maneira unânime, não houve convencimento de que estes resultados tivessem alguma comprovação científica.
No final de 2013, foi publicado na Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária o trabalho "Ganho de peso e controle de endo e ectoparasitas de novilhas de corte tratadas com medicamentos alopáticos, fitoterápicos e homeopáticos" realizado na Embrapa Gado de Corte, sob a coordenação do Dr. João Catto (http://www.cbpv.com.br/rbpv/busca_volume.php?exemplar=107&volume=22). Foram comparados, por dois anos, o efeito de homeopatia, fitoterapia e antiparasitários convencionais no ganho em peso, OPG e número de carrapatos e moscas
Como pode ser observado na tabela abaixo, os tratamentos com homeopatia e Neem nao diferiram estatisticamente do grupo não tratado em relação ao número de moscas, carrapatos e OPG, assim como não resultaram em maior ganho em peso.  Por outro lado, o tratamento com moxidectina e cipermetrina, clorpirifós e butóxido de piperonila resultou em aumento médio de 30kg por animal.
(cilque para ampliar)
É importante que a comunidade científica continue estudando o uso de homeopatia para o controel de parasitos e que estes resultados sejam amplamente divulgados aos médicos veterinários que prestam assistência técnica a campo.

Nenhum comentário: