A seguir, o texto publicado no site http://www.fiocruz.br/bio/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=879&sid=227
O teste rápido para diagnóstico da leishmaniose, desenvolvido pelo Instituto Bio-manguinhos , tem previsão de lançamento para este ano. Os estudos com o kit foram iniciados em setembro de 2008, em Campo Grande (MS). Técnicos de Bio - André Totino (Departamento de Relações com o Mercado), Edmilson da Silva (Laboratório de Desenvolvimento de Reativos para Diagnóstico) e Pedro Paulo Ribeiro (gerente dos Projetos de Transferência de Tecnologia de Testes Rápidos) - foram enviados à região, onde tiveram apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para acompanhar a pesquisa.
Segundo os técnicos, a previsão é que até o final do primeiro semestre de 2009 o estudo seja finalizado e os dados analisados e disponibilizados. O teste determina na hora se o animal está ou não com leishmaniose. Nos casos positivos é feita coleta de sangue, logo após a testagem, e levada ao laboratório para a contra-prova. Nessa etapa, o diagnóstico é obtido em cinco minutos. Nos testes convencionais, o resultado só é emitido em quatro dias.
Entre as vantagens do kit destacam-se: precisão e simplicidade (facilidade para interpretação dos dados coletados); maior sensibilidade do que os testes convencionais (10 a 50 vezes maior que o ensaio de cromatografia de fluxo lateral); é específico para leishmaniose (com uma plataforma de dois caminhos); adapta-se a diferentes tipos de fluidos biológicos (sangue, soro ou plasma). Além disso, uma gota de sangue do animal é suficiente para um diagnóstico eficaz no próprio local da coleta.
Elis Galvão
Nenhum comentário:
Postar um comentário