quinta-feira, 13 de maio de 2010

Revista Pan-Amazônica de Saúde

Revista Pan-Amazônica de Saúde (RPAS) lançará o seu próximo fascículo até meados de junho de 2010. Considerando que se trata de um periódico novo, não obstante a maciça divulgação que estamos promovendo, a RPAS ainda não possui sustentação para caminhar sozinha. É preciso que todos nós dispensemos um olhar bastante atencioso a ela, no sentido de divulgá-la mais e conseguir contribuições de valor para que tenhamos material para publicar os números subsequentes, considerando a partir do terceiro fascículo.
Quanto ao caráter das contribuições, para que não se caracterize endogenia − fator desfavorável na avaliação da SciELO –  em se tratando de “artigos originais” só deveremos publicar até 40%, ou  seja, oito artigos produzidos pelos pesquisadores do IEC e/ou membros do Conselho editorial,  por fascículos, os demais 60% deverão ser de trabalhos de autoria totalmente externa.
Nesse sentido, convidamos você a participar do movimento de fortalecimento da RPAS, encaminhando um texto aos seus pares, principalmente àqueles que, em virtude de já possuírem uma produção consolidada (os designados investigadores seniores), não se importarão em publicar numa revista ainda, por razões óbvias, sem fator de impacto. Tomamos a liberdade de, em anexo, encaminhar um texto, a título de sugestão, que você poderá utilizá-lo ou não.
Precisamos fazê-los reconhecer o nível científico e o padrão técnico que nossa revista apresenta. Sua qualificação é uma questão de tempo e vai depender, exclusivamente, da qualidade e do número de contribuições que recebermos devido à necessidade de atendermos a três fatores de peso para a sua sedimentação. Isso compreenderia a indexação em bases de dados internacionais e na  SciELO −  significando publicar no mínimo 18 “artigos originais” por fascículo ser criterioso quanto ao aspecto endogenia; e por conseguinte,  a sua inclusão na base da Qualis/CAPES, que pontua, em ordem crescente os periódicos indexados na LILACS, PUBMED, ISI (Journal Citation Report e Web of Science) e SCOPUS. Esse é o caminho que ainda temos a percorrer.
Com a ajuda de todos, certamente conseguiremos ter um periódico conceituado em um menor espaço de tempo.
Vânia Araujo
Editora Executiva da RPAS

Nenhum comentário: