quarta-feira, 26 de novembro de 2014

2º Seminário Internacional - Protozoários Patogênicos (Giardia spp. e Cryptosporidium spp.): Remoção e Desafios Analíticos em Amostras Ambientais



APRESENTAÇÃO

Os relatos de transmissão de doenças de veiculação hídrica, relacionados ao abastecimento de água para consumo humano, inclusive em países desenvolvidos, têm sido registrados, com especial atenção à detecção e ao controle dos protozoários Cryptosporidium spp. e Giardia spp. A principal fonte de contaminação dos recursos hídricos por esses patógenos é o descarte de esgoto doméstico (tratado ou não) nos corpos de água que comumente são utilizados como mananciais. Apesar dos esforços empenhados para tratar o esgoto, as técnicas disponíveis não removem todos os parasitos presentes. No Brasil, os serviços de coleta, transporte e tratamento de esgoto ainda são deficientes, além disso, existem relatos de surtos de veiculação hídrica por protozoários no País, portanto, fica evidente a fragilidade dos sistemas de abastecimento de água.

Apesar dos avanços alcançados no meio acadêmico brasileiro em relação à presença de patógenos na água, ainda existem muitas incertezas relacionadas aos métodos analíticos utilizados e às tecnologias aplicáveis. A importante etapa de desinfecção, a disposição dos resíduos gerados nos tratamentos e o conhecimento das espécies e seu potencial de infecção precisam ser avaliados visando gerar conhecimentos que suportem o estabelecimento de tecnologias de tratamento.
 
Neste contexto, surge o projeto temático financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2012/50522-0. A pesquisa intitulada “Contaminação ambiental pelos protozoários Giardia spp. e Cryptosporidium spp. e por Ascaris suum: desafios de detecção, remoção e inativação das formas infectantes” vem trabalhando sobre o assunto e agora promove o “2º Seminário Internacional – Protozoários Patogênicos (Giardia spp. e Cryptosporidium spp.): Remoção e Desafios Analíticos em Amostras Ambientais” com o intuito de divulgar e discutir os resultados obtidos.
 
O evento gratuito está dirigido ao público em geral e aos profissionais da área, incluindo: engenheiros, biólogos, químicos, técnicos e estudantes vinculados à avaliação de parasitos em amostras ambientais.


PALESTRANTE INTERNACIONAL

Dra. Maria Elvira Ares Mazás
Professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (Universidade de Santiago de Compostela – Espanha). Especialista nos parasitos Giardia spp. eCryptosporidium spp. em amostras ambientais. Sua experiência envolve a coordenação de 13 projetos de pesquisa e a orientação de 31 trabalhos, em nível de doutorado e mestrado, específicos nos parasitos supracitados. Possui diversas publicações em revistas e congressos de grande impacto.


CONTATO PARA INSCRIÇÃO

Paulo Marcos Faria Maciel – Doutorando – EESC/USP
e-mail: pmfmaciel@gmail.com; favor enviar com cópia para lysaboga@sc.usp.br
As vagas são gratuitas e limitadas.
Número de vagas: 100

LOCAL DO EVENTO

Anfiteatro Jorge Caron. Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Avenida
Trabalhador São-carlense, 400. Bairro: Parque Arnold Schimidt. São Carlos/SP. Brasil. CEP: 13566 590.
 
O evento será realizado em 11 e 12 de dezembro de 2014

Atenciosamente,


Lyda Patricia Sabogal Paz
Profª. Drª. do Departamento de Hidráulica e Saneamento
Escola de Engenharia de São Carlos
Universidade de São Paulo, Brasil.
Tel: (55) (16) 33739548
Fax: (55) (16) 33739550

Nenhum comentário: