segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Periódico Nematoda

Caros cientistas,
 
recentemente a Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN) lançou o seu novo periódico científico, Nematoda (www.nematoda.org). Este "journal" tem características inovadoras que o diferencia de todos os demais periódicos que publicam artigos abordando nematoides (também chamados nemátodas ou nematódeos), a saber:
 
* Nematoda aceita manuscritos abordando todos os grupos de nematoides: parasitos de plantas, parasitos de invertebrados ou vertebrados (humanos, de vida silvestre, de interesse zootécnico ou de importância como zoonoses), bacteriófagos, micófagos, predadores e omnívoros.
 
* A abrangência de Nematoda é ampla: são bem vindos manuscritos que abordem quaisquer temas nas áreas de biologia básica, ecologia, taxonomia e sistemática (morfológica ou molecular), genética e biologia molecular, epidemiologia, controle ou manejo e uso de nematoides como indicadores ambientais ou como agentes de controle biológico.
 
* Nematoda é publicada on-line seguindo o conceito "golden open-access", ou seja, o artigo publicado é acessível em todo o mundo gratuitamente, o que aumenta a sua visibilidade e impacto internacional, recebendo mais citações por outros artigos. Os artigos publicados em Nematoda são imediatamente indexados pelo Google Acadêmico (o maior indexador científico em todo o mundo), sendo recuperáveis utilizando-se termos citados no título ou nas palavras-chaves do artigo.
 
* O corpo editorial de Nematoda inclui cientistas de expressão em todas as áreas de pesquisa com nematoides, sediados em renomadas instituições de pesquisa nos cinco continentes.
 
* em Nematoda o sistema de avaliação dos manuscritos é norteado por regras claras: adota-se o sistema "double-blind" e os revisores ad-hocs avaliam quesitos pré-estabelecidos, emitindo notas que minimizam a subjetividade na avaliação do mérito científico.  A sistemática ágil adotada pelo periódico impede sucessivas resubmissões e reavaliações do manuscrito, reduzindo o tempo de tramitação para cerca de 5 semanas.
 
* em Nematoda o manuscrito aceito é diagramado e efetivamente publicado on-line em 7-10 dias, não permanecendo por semanas ou meses na condição “no prelo”, à espera da efetiva publicação.
 
* Não é necessário ser sócio da SBN para publicar em Nematoda, mas sócios pagam uma menor taxa de publicação, de apenas R$ 25 por página.
 
Visite o site de Nematoda (www.nematoda.org) e obtenha mais informações
 
  
 
Prof. Ricardo M. Souza,
Presidente da SBN 2013-2016
 
 

Nenhum comentário: